quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Início das aulas, como adaptar?


É doído deixar seu filho na escola?  E quando eles choram, gritam, nos pedindo pra ficar, apresentando insegurança?! O que fazer?


 Mesmo sabendo que é um bom lugar para as crianças, muitas duvidas surgem, do que acontecerá e do que se pode fazer, isso também é um processo natural de mudança, mas para uma melhor adaptação nesse novo mundo da criança, quero deixar algumas dicas pra vocês papais e mamães...
Cada criança é única, algumas adaptam muito rápido enquanto outras demoram semanas, e  as vezes ate meses, mas podemos ajudar..

  Avalie a necessidade
Por volta dos 3 anos a criança sente necessidade de brincar com outras crianças, então nessa fase, principalmente se não houver irmãos, é interessante a inserção na escola onde ela vai perceber que há outras crianças e consequentemente não está sozinha, o que pode ser bom também para aprender a dividir seus pertences.

  Ensine que é um bom lugar
Se a criança entender que a escola é um lugar divertido, tranquilo e seguro terá vontade de conhecer e permanecer, então esse é um papel dos pais, preparar seus filhos para uma novo lugar, dizendo que vai ser muito bom, se preciso for, conte historinhas para dizer que vocês frequentavam quando pequenos  e o quanto era bom. Fale bem também das professoras, diretoras e ajudantes.

  Converse sobre o tempo que ficará na escola
A Criança pequena não tem ainda noção de tempo, para elas vocês podem demorar uma eternidade para voltarem, então explique para elas quanto tempo demorarão utilizando os afazeres dela, por exemplo: filho(a) você vai ficar aqui na escola brincando, vai lanchar depois vai colorir, ai eu venho te buscar..”

Brincadeiras
Toda criança aprende através de brincadeiras, uma aconselhável para ajudar a criança muito pequena na escola é aquela de esconder e achar o rosto, ou objetos dizendo “cadê ?achou!” aprendem que o que some aparece, deduzindo que a mamãe também some mas volta.

  Dê autoridade para a professora
Quando acontece dos pais ficarem um pouco na sala a pedido da criança, em vez de ajudar pode prejudicar, pelo fato de estarem sempre se fazendo presente para a criança, fazendo as coisas por ela, em vez de passar a autoridade para a professora. Se a criança entender que quem manda ali na sala é a “tia”, sentirá segurança em ficar com ela, então se for necessário ficar um pouco na sala sempre deixe que a professora comande e tenha total atenção .

  Tenha paciência e persistência
Assim como toda mudança, as crianças levam um tempo para acostumar a vida escolar, mas se a criança perceber que tem a atenção da mamãe mais do que qualquer outro assunto em relação a ela mesma, então utilizará isso para manter esse olhar sobre ela, então dê atenção necessária em outras ocasiões como brincadeiras, horários de comer.. e na hora de deixar na escola fique tranquila passando devida segurança.

  Estimule a criança
Quanto mais estimulada a curiosidade da criança, mais ela terá vontade de querer aprender novas coisas, e sempre que perceber uma dúvida do seu filho tente sanar, responder com uma linguagem que ele entenda.

   Elogie
Quando seu filho apresentar alguma coisa que aprendeu na escola, preste atenção, elogie, assim ele se sentirá prestigiado, o que é um bom estímulo para a aprendizagem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal.
Minha filha nunca deu trabalho para ir à escola, smpe linda e muito segura de si. Espero que todas a mães sejam felzes como eu fui, nessa hora tão importante e marcante nas nossas vidas e na vida dos pequenos, que é o inicio da vida escolar e que Deus sabe qdo termina, se é que termina um dia, com um mundo cada vez mais exigente.

Pricilla Andrade, mãe da Gabriella, 11 anos.

Anônimo disse...

Muito bom! me ajudou !!

Anônimo disse...

Legal... minha filha está dando um pouco de trabalho... acredito que este post me ajudou...